Granola com Banana, Amêndoas e Passas

Cada vez gosto mais de fazer a minha própria granola ou muesli em casa. Gosto de poder escolher e usar os ingredientes. De saber a origem e a qualidade dos ingredientes que eu uso. De saber que tudo aquilo que eu estou a comer tem nomes que eu sei pronunciar e que efetivamente eu conheço. E cada vez tenho mais “aversão” a coisas processadas e industrializadas. Uns segundos a ler um rotulo de cereais de pequeno almoço, mesmo os ditos mais saudáveis, e é ver a quantidade louca de açúcar, gorduras pouco saudáveis e de pseudo nutrientes que aquilo contém. Na verdade só compro uma ou duas variedades de cereais de pequeno almoço que não troco por nenhuma outra - pesar do seu preço menos simpático – mas mesmo assim ocasionalmente. Mas o singelo pacote de aveia vem quase sempre para casa comigo.
E depois há as muitas receitas que se podem fazer com a aveia – desde as papas à granola, passando pelas “overnight oats”. E descobrir e experimentar novas receitas é sempre uma aventura que permite pequenos almoços e snacks, sempre diferentes.
Desta vez com bananas maduras.

Ingredientes para 1 frasco grande:
(adaptado de uma receita de http://iowagirleats.com)
Chávena usada com 225ml de capacidade

3 chávenas de flocos de aveia
1 chávena de amêndoas
2 bananas maduras
¼ chávena de óleo de girassol
¼ chávena de maple syrup ou mel
½ chávena de passas
1 pitada de sal
1 colher de sobremesa de canela em pó

Preparação:

Numa taça misture os flocos de aveia, as amêndoas o sal e a canela em pó.
Entretanto, no copo da varinha mágica coloque a bananas maduras, o óleo de girassol e o maple syrup ou o mel. Triture tudo até obter uma mistura líquida e homogénea.
Envolva depois muito bem a mistura dos flocos de aveia com a mistura de bananas e coloque tudo numa camada só, num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos, e mexendo de vez em quando até ficar com uma cor dourada.
Retire do forno e deixe arrefecer completamente – à medida que arrefece a granola vai ficando mais crocante – e junte as passas.
Coloque num frasco hermético. (Aguenta cerca de 1 mês).

Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Olá,
    Como não sou fã de banana, aconselha alguma fruta para substituir?
    Xoxo

    ResponderEliminar
  2. Anónimo23:10

    Outro dia também gastei uns segundos, por ver uma etiqueta com muita letra, a ler os ingredientes do ... pão. Fiquei boquiaberta! E também detesto não saber o que estou a comer. Só tenho pena que não haja um mercado biológico por aqui.
    Beijinhos e boas férias.
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  3. Anónimo14:36

    Olá Boa tarde!

    Onde posso comprar maple syrup?

    Obrigada!

    Céu

    ResponderEliminar

Imprimir