Gelado de Pêssego e Nata

Mais uma versão de gelado, mais uma sugestão e mais uma ideia das inúmeras possibilidades e combinações. Muitas são as perguntas que me têm feito destas versões simplificadas de gelado com fruta (fresca ou congelada). Podem utilizar a fruta da vossa preferência - ou a que têm necessidade de gastar - como é o meu caso - e adoçarem a gosto com açúcar, mel ou até leite condensado. Depois basta juntarem uma base simples como iogurte natural ou grego, ou apenas natas batidas. No caso de usarem fruta previamente congelada e triturarem tudo no robot de cozinha ficam com o gelado pronto de imediato. No caso de usarem fruta fresca, basta colocarem depois na máquina de gelados (no caso de não terem, basta colocar no congelador e ir batendo de duas em duas horas.)
Obviamente que estas versões de gelados não são tão cremosas e ricas como as que começam com uma base de ovos, leite e natas, mas são boas alternativas quer por serem mais simples e rápidas, quer por permitirem um aproveitamente da fruta que abunda nesta época de verão.
A versão de hoje é um simples gelado de pêssego e natas - onde o pêssego poderá ser substituído por outra fruta madura. Espero que gostem e começem a fazer os vossos próprios gelados.

Ingredientes para cerca de 800ml de gelado:

500g de pêssegos maduros descascados e  partidos em pedaços
150g de açúcar
200ml de natas bem frias

Preparação:

Numa taça coloque as natas bem frias e o açúcar e bata até as natas estarem bem firmes. Entretanto, com a varinha mágica ou o robot de cozinha triture os pêssegos.
Envolva cuidadosamente as natas batidas com o puré de pêssegos e coloque depois na máquina de gelados. Depois de pronto retire e guarde numa caixa hermética no frigorífico até servir. (No caso de não ter uma máquina de gelados coloque o creme no congelador e ao fim de duas horas e com a ajuda de um garfo esmague e misture o gelado de modo a quebrar os cristais de gelo. Repita passado uma hora se necessário até ter uma consistência cremosa. Muitas vezes, no caso de usar natas batidas nem há necessidade de quebrar os cristais de gelo pois o gelado mantem-se cremoso.)
Dez minutos antes de servir retire o gelado do congelador para amolecer um pouco. Coloque depois em cones de bolacha ou em tacinhas.

Bom Apetite!

26 comentários :

  1. Gostei muito desta sugestão de gelado, simples, é uma ótima forma de reaproveitar a fruta, é saudável e muito saborosa.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Que aspecto guloso! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Parece q andamos em sintonia. Anda tudo a fazer gelados.
    Amanhã no Tapas vai haver gelado de iogurte, morango e framboesas! :)

    http://tapasnalingua.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. geladinhos....mnha mnha :)

    ResponderEliminar
  5. Tem um aspecto fantástico! Óptimo agora para os dias de calor :D
    beijinho

    ResponderEliminar
  6. Anónimo13:37

    mesmo com o frio que está fazendo por aqui, eu me arriscaria nessa aventura. seu gelado é lindo e adoro pessegos.. portanto, perfeito.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo14:13

    Ando tentada para fazer um destes gelados caseiros! Tenho algum receio de não sair bem...a história de ter que ir lá dar-lhe a volta de vez em quando é bem capaz de ser atraiçoada pela minha fraca memória hehe MAS ainda assim acho que hoje vou experimentar. Tenho umas bananas no congelador que foram salvas a tempo de irem parar ao lixo. Gelado de banana...parece-me bem :)

    ResponderEliminar
  8. Anónimo14:27

    Boa tarde,

    Bem, eu nunca comentava nada...

    Comecei timidamente e agora...Quem me viu e quem me vê!

    Quero começar por dizer que, tal como tinha dito experimentei o peixe ao sal.

    Perdi completamente o medo e adorei!

    Fiquei com a ideia que o sal, ao ir ao forno, endurece e cria aquela

    crosta que preserva os sucos do peixe.

    Fica portanto salgado q.b. e delicioso!

    A fruta grelhada com molho de iogurte também fica muito boa: uma

    sobremesa simples e ao mesmo tempo requintada!

    E finalmente o post de hoje.

    Outra coisa que me assusta é fazer gelados caseiros.

    Mas, esta receita de hoje parece tão fácil que me convenceu.

    Sou completamente adepta do "home made", cada vez mais!

    Para além de permitir o aproveitamento de alguma fruta em excesso e/ou

    risco de se estragar.

    Por isso, que mais posso eu dizer?

    Muito obrigada pelas sugestões e pela partilha das experiências!

    Um resto de boa semana!

    Sandra M.

    ResponderEliminar
  9. Óptima sugestão!!! Esta receita vou mesmo ter que fazer, adoro pêssegos e adoro gelados, juntar as duas coisas será óptimo!!! Ainda por cima caseirinho melhor ainda *_*

    Obrigada por estas sugestões magnificas!

    ResponderEliminar
  10. Tenho aqui pêssegos e ameixas com abundância, é uma boa alternativa às compotas, para refrescar nos dias mais quentes :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  11. Amo pêssego, deu até água na boca, com o solzinho que tá fazendo aqui agora da até par encarar este gelado.
    http://embuscadolarperfeito.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  12. adoro
    deve ter ficado espetacular.
    estou a iaginar o gostinho de cada colherada.
    Beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Gosto muito de pêssego, pelo aspeto deve estar espetacular!
    parabens pelas receitas que publica! continuação de bom trabalho!

    www.brilhos-da-moda.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. fiquei com vontade de experimentar

    ResponderEliminar
  15. Que optimo gelado e simples!! bjks

    ResponderEliminar
  16. olá,
    adorei a receita porque é super simples e facilmente tenho os ingredientes necessários em casa=) um dia destes vou experimentar!!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo16:06

    É simples mas perfeito

    ResponderEliminar
  18. Que simples ! Obrigada, Joana.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo09:21

    ja esprementei e adorei!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo21:26

    Qual o robot de cozinha que recomendas? Não me consigo decidir...... um que triture coisas +/- geladas e que não seja a Bimby... :-(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qualquer robot de cozinha tritura coisas mais ou menos geladas e não precisa de ser uma Bimby. Eu tenho um já bastante antigo da Philips Cucina que nunca me deixou ficar mal.
      Espero ter ajudado,

      Joana

      Eliminar
  21. eu experimentei fazer esta receita para aproveitar os pêssegos! o sabor ficou bom mas a textura ficou um pouco dura. não tenho a maquina de gelados, fui mexendo com um garfo, mas não resolveu.. :/

    ResponderEliminar
  22. Acabei de fazer pela primeira vez mas com algumas alterações (não que não confiasse na receita mas para evitar sobretudo o acucar e as natas) usei iogurte grego do Lidl e triturei o pêssego congelado na Yammi (ficou impecável). Acabei por juntar aveia levemente passada no fogão com mel e misturei. O mel (em vez de açúcar) também misturei com o iogurte grego e depois envolvi tudo no robot. Obrigada

    ResponderEliminar
  23. Boa tarde esta receita de gelados também dá para fazer nas forminhas de gelado?Obrigado pela atenção

    ResponderEliminar
  24. Anónimo21:07

    Deliciosa, esta receita que repliquei com pêssegos caseiros. Estava tão boa que já fiz mais do que uma vez. Acrescentei simplesmente chocolate quente. Foi um sucesso!!!!

    ResponderEliminar

Imprimir