Back to Basic #2 - Puré de Batata

Continuando com os básico.
Eu gosto muito de puré de batata. Mas tem de ser puré a sério. Algumas vezes a preguiça faz-me comprar do puré congelado, que até se come bem, agora aquele de flocos instantâneo, não sou capaz de comer.
Mas não há nada como um bom puré de batata feito em casa. Como este!

Ingredientes para 2 a 3 pessoas:

500g de batatas
leite q.b.
1 colher de sopa de manteiga
sal e pimenta q.b.
1 pitada de noz moscada (opcional)

Preparação:

Lave e descasque as batatas e corte-as em cubos. Leve-as a cozer em água temperada de sal até ficarem bem macias. Escorra-as e com um passe-vite ou um esmagador manual faça-as em puré. (Nada de usar a varinha mágica que altera a consistência do puré, deixando-o com consistência de borracha)
Coloque as batatas já esmagadas num tacho e junte a manteiga, tempere de sal, pimneta e noz moscada e adicione um pouco de leite. Leve novamente ao lume (brando) e sem parar de mexer deixe que tudo começe a ferver. Se necessário acrescente mais leite até o puré ter a consistência que mais gostar - mais ou menos líquido.
Sirva como acompanhamento ou use-o noutras preparações culinárias.

Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Anónimo08:53

    Ola! Visito o seu blog diáriamente há já 3 anos, embora mto raramente comente.
    Adoro Puré de batata :)No entanto, cá em casa fazemos uma receita mto semwelhante a esta, mas com um pequeno twist :)
    Costumo juntar uma ou duas gemas de ovos ao mexer o pure. Fica um purezinho bem amarelinho e mais fofo.
    Fica a sugestão :)
    Um Abraço

    ResponderEliminar
  2. és das minhas,eu adoro puré,mas do caseiro,não gosto nada dos instantaneos,o meu fica igual ao teu,uma delicia,bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Experimenta no fim do puré feito a adicionar-lhe 1 gema de ovo e sumo de 1 limão!!
    Fica divinal.
    Bjinhos
    Até mais ler

    ResponderEliminar
  4. olá, também sou assim, cá em casa só purá caseirinho, já tenho comprado do congelado, mas é muito raro! o caseiro é muito melhor.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Adoro puré, mas só do que eu faço, praticamente como a receita aqui. Obrigada pela partilha do básico, se formos a ver até nem dá muito trabalho!

    ResponderEliminar
  6. muito legal o seu blog!passe la no meu e me de sua opinião sobre o meu estou começando agora um abrçao!
    http://reidasreceitas.receitablog.com.br/

    ResponderEliminar
  7. Thank you very much for this article!
    For a long time I have done exactly what you warn against. This article was a slap in the face - but a needed one.
    That being said, what is the value of an intuitive explanation? Is it to give a lay person an "ah-ha" moment? Is it good to have SOME understanding, even if it is "vague and mush?"
    nike air max
    air max nike
    cheap nike air max
    air max 2009
    air max shoes
    air max 90

    ResponderEliminar
  8. experimenta "tritura-lo" com a batedeira das claras ao mesmo empo que lhe juntas o leite, fica fofo e cremoso nada do aspecto da varinha mágica, só um á parte as batatas têm que estar bem cozidas.

    ResponderEliminar
  9. sou como tu pure para ser bom e caseiro e la em casa nao usamos desses ja preparados
    beijinho

    ResponderEliminar

Imprimir