Salada de Figos com Rucula e Presunto

Há que aproveitar estarmos na época dos figos para prepararmos esta deliciosa salada.
Os diferentes ingredientes combinam lindamente entre si, tornando esta salada numa combinaçao irresistível!
Espero que gostem tanto como nós aqui em casa!

Ingredientes para 2 a 4 pessoas:

25 gr de rucula selvagem
4 figos não muito maduros
4 fatias de presunto
50 gr de queijo em lascas (eu usei queijo do rabaçal curado, mas podem igualmente usar manchego, parmesão, ou mesmo mozarella)
4 nozes partidas em pedaços
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
4 colheres de sopa de azeite
flôr de sal q.b.
pimenta q.b.
1 colher de chá de mel

Preparação:

Numa travessa coloque a rucula bem espalhada. Lave e seque bem os figos e corte-os depois em quartos e disponha-os sobre a rucula. Com as mãos desfie as fatias de presunto e disponha-as também na travessa bem espalhadas entre as fatias de figos. Faça o mesmo com as lascas de queijo e com as nozes. Guarde a salada no frigorífico até servir.
Num pequeno frasco misture o vinagre, o azeite, o mel e tempere de flôr de sal e pimenta. Feche o frasco e agite bem.
Imediatamente antes de servir regue a salada com a vinagreta.

Bom Apetite!

14 comentários :

  1. É mesmo uma combinação de eleição!
    Que vontade de comer uma garfada. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Adoro figos..que vontade..
    essa salada ficou divinal!!
    (adorei os talheres :D)
    beijinhos (*.*)

    ResponderEliminar
  3. É uma das minhas conjugações favoritas para saladas... às vezes ainda lhe junto um pouco de queijo de cabra (ai as calorias!)

    bjs

    ResponderEliminar
  4. Uma combinação perfeita. Adoro figos :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Esta é também uma das minhas favoritas!! : )
    bj

    ResponderEliminar
  6. amei esta saladinha!
    tenho lá um figueira com figos a estragarem-se! hehe

    ResponderEliminar
  7. Os figos são uma perdição, eu não consigo fazer nada com eles. Só tenho tempo de os comer ao natural... corro o risco de os guardar e no dia seguinte não ter nenhum :)

    ResponderEliminar
  8. Aqui por casa tenho a certeza de que irião adorar esta saladas com figos, já que por aqui todos gostamos muito mesmo de figos. Gostei mesmo da tua receita :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. adoro figos, mas em salada nunca experimentei.

    ResponderEliminar
  10. Esta combinação de ingredientes anda muito em voga! Fica excelente e é super revitalizante comer uma saladinha destas!

    Para não falar do aspecto, que é divino!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  11. Mãe14:32

    Fez um sucesso em casa da S.F. esta saladinha com figos que me aconselhaste!E até eu,que devo ser das "poucas"pessoas que não come figos frescos, a apreciei bastante comendo 1/4 de figo... e como eu gosto destas tuas sugestões! BJ Mãe

    ResponderEliminar
  12. Eu já experimentei! Fez um sucesso :)

    ResponderEliminar
  13. Anónimo18:07

    BEmmmm... que bom aspecto! :) Gostei :)

    bj**
    VI
    http://culinariaparaestudantes.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. uma combinaçao curiosa.
    nunca me lembraria dos figos.

    ResponderEliminar

Imprimir