Tiramisú

Já não fazia Tiramisú há imenso tempo... Mas um pedido da parte da minha mãe para fazer uma sobremesa para um almoço que ela tinha lá em casa, fez-me retirar a "poeira" a esta receita e pôr mão à obra.

Ingredientes:

5 gemas + 3 claras
100gr + 5ogr de açúcar em pó
Palitos la Reine q.b.
250gr de mascarpone
1 cálice de Rum ou aguardente
cacau em pó para polvilhar
Café forte q.b.

Preparação:

Bata as gemas com 100gr de acúcar em pó durante 15 minutos na batedeira. Acrescente depois o mascarpone e volte a bater até tudo estar incorporado.
Bata 3 claras em castelo bem firme e junte-lhes os restantes 50 gr de acúcar em pó. Acrescente à mistura de mascarpone envolvendo bem e junte também o rum ou aguardente.
No prato em que vai servir o doce, coloque uma camada de palitos La Reine previamente embebidos em café. Cubra com metade do creme. Faça outra camada com palitos embebidos em café e cubra com o restante creme.
Leve ao frigorífico até servir, de preferência de um dia para o outro.
Antes de servir polvilhe generosamente com cacau em pó.
(Também pode ser feito em doses individuais!)

Bom Apetite!

22 comentários :

  1. Esta receita é a que eu faço sempre, e posso repetir sempre , pois é a minha preferida.

    As dozes individuais ficaram o máximo.

    Costumo aromatizar o café com um pau de canela ou uma vagem de cardamomo.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito mas nunca fiz em casa. Um dia vou ter mesmo de experimentar! Fiquei com uma dúvida: dos 5 ovos, só usas as 3 claras, certo? Serão: 5 gemas+3claras?

    A taça ficou linda demais!

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Exacto: dos 5 ovos uso 5 gemas e 3 claras!

    ResponderEliminar
  4. Gostei das doses individuais! Fica tao giro!

    ResponderEliminar
  5. um tiramisu calha sempre muito bem :-)como é que essa receita pôde caír em esquecimento???

    ResponderEliminar
  6. acho que nunca tinha visto em doses individuais... acreditas que eu nunca fiz tiramisú?

    ResponderEliminar
  7. Anónimo16:51

    Jà comia uma tacinha.. tem um ar delicioso..Tenho de experimentar a fazer em casa..Bjs
    nanda vale

    ResponderEliminar
  8. Poi, eu também já comia uma tacinha ... ou duas ... sou muiiiiito gulosa!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo17:59

    ai colher de pau, matas-m do coraçao!

    eu ADORO tiramisu. acho k no fds ha sobremesa... :o

    Obrigada pela partilha ;)

    ResponderEliminar
  10. É das minhas sobremesas favoritas, que taça linda!


    bjs, bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Esse Tiramisú está lindo!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo12:40

    A taça é lindíssima. Adoro Tiramissu, mas agora só faço aquela receita do Jamie Oliver (substituir os palitos por bolo de chocolate).
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Não via uma foto de culinária de blogs assim há algum tempo. Bonita.

    Pelo que percebi é um método facil de fazer tiramisú.

    Nunca fiz e quem sabe faça esta receita para breve... dia dos namorados talvez ;)

    ResponderEliminar
  14. Ui que belo aspecto...

    ResponderEliminar
  15. Anónimo12:13

    Que belo docinho...mais uns quilitos,ai,ai,ai...está lindo em dozes individuais.
    bjocas...janeca!

    ResponderEliminar
  16. Ando para fazer tiramisu à um tempão e não há meio! Cá em casa gostam muito ;)
    Quanto a essa taça, está com um aspecto delicioso ;)

    ResponderEliminar
  17. Hoje fiz Tiramisu com a tua receita, para a sobremesa... Uma delicia!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. eu ja fiz tiramissu mas nunca fiz em porcoes individuais o que é uma otima ideia. a taca ficou linda.
    bjs

    ResponderEliminar
  19. GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSTO! Com um cafezinho então... Beijoca enooooomre

    ResponderEliminar
  20. Também costumo fazer (a receita é praticamente igual, mas a minha leva também um pacote de natas batidas na mistura).
    A única diferença é que acho que resulta melhor se o álcool (costumo usar brandy) for misturado no café e não no creme.
    E na pastelaria do Jumbo há uns palitos de La Reine artesanais que fazem milagres pelo Tiramisu :)

    ResponderEliminar
  21. imeira vez ao teu blog através do Petiscos. adorei a receita e vou experimenta-la ;)

    ResponderEliminar
  22. Acabei de seguir os teus passos nesta deliciosa sobremesa!!!! E posso afirmar q está optima!!!!! Obrigada pela partilha e belissimo blog, continua ;)

    ResponderEliminar

Imprimir