Bola de Carnes





Esta bola é sempre um sucesso!
É feita com fermento de padeiro o que torna a massa mais leve. Tem apenas o incoveniente de ter de levedar e com isso demorar mais um pouco a preparar. Mas eu, pessoalmente, acho que a espera vale a pena.

Ingredientes:

250g de farinha
3 ovos
60g de margarina
sal q.b.
50g de fermento de padeiro
1,5dl de leite morno
350g de carnes variadas (fiambre, chourição, bacon, mortadela...)

Preparação:

Desfaz-se o fermento com o leite morno. Numa taça deita-se a farinha, os ovos, a margarina, o sal e o fermento já desfeito com o leite. Mistura-se tudo muito bem, batendo um pouco para obter uma massa mole. Deixe levedar um pouco.
Entretanto unte um tabuleiro (30x16cm) com margarina e polvilhe com pão ralado. Deitar uma camada de massa fina ( já leveda) a cobrir o fundo do tabuleiro. Sobre a massa colocar uma camada de aparas. Volte a espalhar outra camada de massa, e por cima mais aparas. Cubra com a restante massa. Alise, polvilhe com pão ralado e deixe levedar até crescer o dobro ou mais, o que demora cerca de 45m.
Vai a cozer em forno moderado.

Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Que delícia! Relembra-me os deliciosos folares de Trás-os-Montes! :-)

    ResponderEliminar
  2. Já tirei uma cópia deve ser realmente boa.
    Eu fico á espera do lombo com castanhas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Há na blogosfera portuguesa verdadeiras peritas em bolas, uma das quais está aqui :)

    Eu sê-lo-ia também, se não me desse uma grande preguiça só de pensar em amassá-las :( Desde que me morreu o robot que praticamente não faço nada de massa finta, como se diz para estes lados.

    ResponderEliminar
  4. Caro Avental, se gosta mesmo de bola, desafio-o a fazer esta. é que a massa fica meio líquida, e não tem necessidade de ser batida. Apenas mexida e não muito!
    É realmente pouco trabalhosa e só demora a levedar...mas isso a nós não nos dá trabalho!!
    Ainda ontem fiz uma bola, desta vez de bacalhau, e essa sim com massa que necessita de ser batida e bem batida!!!

    ResponderEliminar
  5. batedeira16:55

    eu sei que é comentários mas eu tenho uma pergunta.
    Há algum problema se eu fizer a bola com fermento normal??

    ResponderEliminar
  6. Anónimo21:26

    Vou preparar esta bola no Sábado para no Domingo oferecer como petisco numa celebração de término da minha licenciatura! E estou aqui com o seu livro devidamente autografado algures numa feira do livro no Porto para tirar mais ideias :-)
    Depois comento aqui os comentários dos comensais :-)

    Emanuel

    ResponderEliminar
  7. Anónimo12:03

    Olá Joana,

    Fiz esta bola ontem para o aniversario do meu filhote. Tenho a dizer que foi um sucesso. Obrigada pelas ótimas receitas que publica.

    Conhecia num dos workshops pop up e devo dizer que fiquei sua fã. Sigo o seu blogue desde então.

    Continuação de bom trabalho!

    Ivânia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ivânia.
      Lembro-me de si por causa do nome invulgar - pelo menos para mim - seja sempre muito bem vinda aqui.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  8. Bom aspeto! Esta receita é ligeiramente diferente daquela que costumo fazer (a massa). Recentemente experimentei adaptar a receita para uma versão mais "light" com vegetais e farinha de milho. Deixo o link da receita para os eventuais interessados: https://tropadobatom.blogspot.com/2019/12/bola-de-vegetais-com-carne-light_9.html

    ResponderEliminar

Imprimir